Como criar atividades ou exames no Google Classroom?

Como criar atividades ou exames no Google Classroom?

O Google Classroom, ou Google Sala de Aula (em português), é uma das ferramentas que integram o G Suite for Education do Google for Education. Com o Classroom, o professor é capaz de gerenciar conteúdos, criar atividades e exames com opções de autocorreção, avaliar o desempenho dos alunos e até mesmo manter a comunicação com os pais. Tudo à distância, de maneira remota. 

Apesar de ser uma plataforma bem desenhada e intuitiva, por apresentar diversas funcionalidades, inicialmente pode parecer um pouco difícil para alguns professores a utilização da ferramenta com fluidez, aproveitando todos os recursos que ela oferece. 

Nesse sentido, uma das principais funções do Classroom, além de ser um excelente sistema de gerenciamento de aulas e conteúdos, é, sem dúvida, a possibilidade de criar tarefas e avaliá-las dentro da plataforma

Pensando nisso, neste artigo iremos responder à pergunta “como criar atividades ou exames no Google Classroom?” ensinando o passo a passo do processo. Acompanhe!

Login na conta institucional

O primeiro passo para criar sua atividade ou exame no Google Classroom, é fazer o login na sua conta institucional (e-mail de professor, geralmente com o nome da instituição no endereço) do Gmail. 

Uma boa recomendação para garantir que você esteja acessando o Classroom com o e-mail institucional cadastrado nas permissões do G Suite for Education, e também por questões de segurança, é acessar a plataforma através de uma guia anônima. Isso previne erros de login e contas trocadas (uma possível confusão entre seu e-mail pessoal e corporativo). O comando CTRL+SHIFT+N é um atalho para criar as páginas anônimas.

Após o login no Gmail, acesse a plataforma do Classroom por meio do menu de aplicativos do Google simbolizado pelo ícone no canto superior direito. 

Criando uma atividade

Logado com sua conta institucional, dentro da plataforma do Google Sala de Aula, você já pode criar a sua tarefa e distribuí-la virtualmente para seus alunos. 

1 – Na sua homepage, escolha a matéria/sala em que você deseja criar a atividade e clique com  botão esquerdo do mouse em cima do nome da sala escolhida;

Com o perfil de professor você poderá colaborar com outros professores nas salas virtuais. Por isso, tome cuidado para criar tarefas e fazer edições somente nas matérias de sua responsabilidade. Não faça alterações em documentos que não reconhece;

2 – Com o mural da sala de aula de sua escolha aberta, clique no menu Atividades, localizado no centro superior da página;

3 – Em seguida, clique no botão verde com o sinal “+” escrito “criar”, depois, criar atividade. A partir desse botão você pode começar a conceber uma nova tarefa;

4 – Para criar uma atividade, você deve atribuir um título e instruções para os alunos;

Uma dica é utilizar hashtags logo no título da sua atividade com os nomes da matéria e o assunto tratado, por exemplo: #Português, #Interpretação textual. Isso garante a organização das tarefas dentro da sua sala de aula e facilita o reconhecimento da tarefa pelos alunos;

5 – Para anexar materiais de referência ou modelos, basta clicar no botão adicionar e escolher o documento desejado (pode ser retirado tanto do Google Drive como dos arquivos salvos no armazenamento interno do computador);

6 – Para elaborar novos documentos, poderá clicar no botão criar e escolher um dos aplicativos de edição disponíveis no Classroom (Docs, Planilhas, Apresentações, Desenhos e Formulário).

Ao anexar os documentos, é possível escolher três tipos de opções para a entrega desse material aos alunos: somente visualização, edição e fazer uma cópia para cada aluno. 

No último, o próprio mecanismo do Google cria uma cópia de cada documento anexado para cada aluno, inserindo automaticamente os respectivos nomes aos documentos individuais. Assim, cada um fica responsável por seu próprio documento e pode fazer qualquer tipo de edição sem alterar o original. Sendo, portanto, a opção mais recomendada para tarefas e exames. 

É importante pontuar que todo o material elaborado e disponibilizado na plataforma Classroom estará armazenado em uma pasta criada de forma automática no Google Drive (diretório Meu Drive, pasta Classroom).

Enviando a atividade

Seguindo todos os passos listados acima, sua tarefa será criada sem dificuldades. Feito isso, é importante saber como enviar sua atividade da melhor maneira, observando prazos, destinatários e funcionalidades da ferramenta Classroom. 

1 – No canto direito da página onde você criou a atividade, escolha o(s) destinatário(s) da sua atividade na seção “Para”. Você pode enviar uma mesma atividade para várias turmas diferentes, basta selecioná-las na plataforma

Caso você não queira enviar a atividade para todos os alunos de uma turma, é possível fazer o envio de maneira seletiva na mesma seção. Basta escolher a turma e, na barra ao lado, onde está escrito “todos os alunos”, desmarcar a opção e escolher manualmente os alunos que devem receber a atividade. 

2 – Na seção pontos, escolha qual será a pontuação da atividade (de 0-100) ou, se for o caso, deixe a atividade sem pontos. 

3 – Em “data de entrega” o professor define data e hora para a entrega da atividade. Ao fim desse prazo, o Classroom não bloqueará a entrega da atividade por parte do aluno, mas notificará ao professor que a atividade foi recebida com atraso.

4 – Na seção “Tópico”, você pode atribuir um tópico para a sua atividade para fins de organização, por exemplo: português, gramática, 1º semestre, prova… O tópico é critério do professor e serve para sua própria organização dentro da plataforma. 

5 – Para, enfim, enviar a atividade, clique no botão verde no canto superior direito escrito “criar atividade”. Pronto. A tarefa será enviada a todos os alunos cadastrados na sua sala de aula. 

Se ainda ficou alguma dúvida, fizemos um vídeo tutorial completo sobre como criar e como responder tarefas no Google Classroom. Nele abordamos todos esses aspectos de maneira ainda mais detalhada e você ainda pode acompanhar o processo com imagens. Confira!

Live GetEdu – Como criar e como responder tarefas no Classroom

Para começar a utilizar o Google Classroom na sua escola, além das várias ferramentas do Google for education, entre em contato com a gente! 

Nós da GetEdu somos parceiros oficiais do Google for Education no Brasil e ajudamos escolas do país inteiro a melhorarem sua dinâmica de ensino através das ferramentas digitais do Google. 

CLIQUE AQUI para acionar o nosso suporte rumo à transformação digital da sua rede de ensino e solicitar uma apresentação do Google for Education com a GetEdu. 🙂

Leia também

Como utilizar o Google Sala de Aula?

Google for Education: o que é e quando é indicado

1 Comentário
  1. […] Como criar atividades ou exames no Google Classroom? […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 KLEO Template a premium and multipurpose theme from Seventh Queen

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?